Interessada em ampliar o trabalho de promoção da cidadania e, desta maneira, contribuir para a diminuição da desigualdade social, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), chancela projetos que promovam educação em Direitos. As instituições interessadas em contar com esse aval podem consultar o manual elaborado pela Defensoria, que fornece contatos para participação em programas já em execução, sugestões de propostas que podem ser replicadas em outras comarcas e regiões, além de informações para apresentação e realização de novas iniciativas.
Guia tem por objetivo ajudar iniciativas que promovam a cidadania no Estado doRio de Janeiro
Organizações que trabalham com as questões relacionadas à cidadania podem contar em seus projetos com o aval da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ). Para entender como funciona a parceria, a DPRJ acaba de publicar um guia — https://bit.ly/3v2mvbo — com todas as informações para os interessados. A instituição oferece diversos tipos de suporte, da produção de arte e divulgação do projeto, ao contato para formação de parceria, incluindo a participação de defensores e defensoras, a impressão de material de apoio e o pagamento de honorários para professoras e professores convidados.
No âmbito da DPRJ, cabe à Coordenadoria Geral de Programas Institucionais (COGPI) e ao Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) criar e coordenar esses programas. O catálogo de iniciativas que já contam com essa chancela inclui Defensores da Paz; Diálogo Cidadão; Defensores da Juventude; Acelerando a Escolaridade; Defensoras Populares; Defensoria cumprindo seu papel na educação; Transportar com inclusão; e Defensoria nas Ilhas. Por meio de parceiras também já forma produzidas, impressas e distribuídas diversas cartilhas informativas.
Educar em direitos é uma função institucional da Defensoria Pública. Por isso, defensoras e defensores têm sem empenhado em garantir essa aprendizagem para a sociedade. Com o lançamento do guia, há uma expectativa de expandir as atividades em todo o Estado do Rio de Janeiro.