O que o brasileiro conhece do Judiciário? Para descobrir essa resposta, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) encomendou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) o “Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro”. Entre outros resultados, o levantamento constatou que 45% dos entrevistados conhecem a Defensoria Pública e 41%, o Ministério Público. Entre os tribunais superiores, o mais lembrado pelos brasileiros é o Tribunal Superior do Trabalho, com 38% das menções.
A pesquisa da FGV, feita a pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), comprovou que, entre os poderes da República, o Judiciário é o que mais desperta confiança da população, com um índice de 52%. Na França, por exemplo, esse número é de 53%. Já os Estados Unidos e na Grã-Bretanha, os índices são, respectivamente, de 69% e 62%.
Em relação à qualidade dos serviços prestados, o Judiciário também lidera em relação aos outros poderes. No total, 62% dos entrevistados consideram a atuação do Judiciário ótima, boa ou regular, contra 52% em relação ao Executivo e 47% em relação ao Legislativo.
Na avaliação da Fundação Getúlio Vargas, o estudo traça um painel das percepções e expectativas da população em relação à atuação do Judiciário. Também avalia o quanto e como a Justiça tem cumprido sua função de garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e de resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado.
A pesquisa foi feita entre agosto de 2018 e novembro de 2019. Foram entrevistados usuários e não usuários dos serviços da Justiça, advogados, defensores públicos e formadores de opinião. O estudo investiga ainda a imagem do Judiciário brasileiro nas redes sociais e na mídia internacional. Os técnicos da FGV concluíram que, a partir do estudo, é possível ao Judiciário melhorar a comunicação e trabalhar de forma mais próxima aos cidadãos.
Fonte: Tribunal Superior do Trabalho