O aniversário é só em maio de 2021, mas a Justiça do Trabalho já prepara a festa para seus 80 anos. Um comitê criado pela presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) está planejando as ações comemorativas dessa data que é considerada um marco histórico. Desde 1941, quando a Justiça do Trabalho surgiu no Brasil, o país e o mundo mudaram radicalmente. Se, no anos 1940, discutia-se direitos básicos dos trabalhadores, hoje estuda-se o impacto da ciência e da tecnologia no mercado e na necessidade de ter processos judiciais mais rápidos e transparentes.
Programação de aniversário inclui seminário internacional, lançamento de memorial e prêmio de jornalismo
Com um comitê criado especificamente para a ocasião, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) já se prepara para celebrar suas oito décadas de existência. O grupo, formado por servidores de diversos setores do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), propôs a realização do “Seminário Internacional 80 anos de Justiça do Trabalho”, uma exposição temática e o lançamento de publicações especiais e de um calendário institucional comemorativo. A programação inclui ainda a segunda edição do Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo.
O seminário internacional está marcado para os dias 12 e 13 de agosto do próximo ano. Na agenda, homenagens a personalidades da Justiça do Trabalho e o lançamento do livro sobre os 80 anos da Justiça do Trabalho. Na ocasiäo, também será exibida a medalha comemorativa da data.
Antes disso, porém, em maio, o mês do aniversário, a Justiça do Trabalho publica, na internet, o Memorial Virtual da Justiça do Trabalho. A página difundirá informações do acervo histórico da Justiça do Trabalho em todo o país.
Em outra frente, está programada a exposição “80 anos da Justiça do Trabalho”, com reflexões sobre a construção das relações de trabalho no Brasil. Se o protocolo sanitário permitir, a mostra poderá ser visitada presencialmente fique disponível para visitantes no mezanino do Bloco A do TST. De qualquer forma, o acervo será disponibilizado de forma virtual na página da Memória Viva do Tribunal.
Já a partir do mês que vem, as comunicações oficiais do TST exibirão a marca comemorativa dos 80 anos. Ainda no primeiro semestre, serão lançados, em parceria com os Correios, um selo e um carimbo comemorativo. A programação das oito décadas inclui ainda um documentário e uma série de vídeos sobre a atuação da Justiça do Trabalho.