O Ministério Público Federal (MPF) acaba de lançar a campanha Eu Sou Respeito, que tem por objetivo estimular o debate sobre o respeito à diversidade em todo o país. A campanha foi desenvolvida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul (PRDC/RS), em parceria com os cursos de Comunicação do Centro Universitário Metodista– IPA, e conta com o apoio financeiro do Santander Cultural. O dinheiro também será destinado ao desenvolvimento de projetos e ações na área de direitos humanos.
Eu Sou Respeito surgiu a partir de fechamento antecipado de exposição alvo de intolerância
Um termo de compromisso, assinado com o Santander Cultural, em razão do fechamento antecipado da exposição “Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, em setembro de 2017, garantiu a verba necessária para o Ministério Público promover e lançar nacionalmente a campanha Eu Sou Respeito. Iniciativa da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul (PRDC/RS), em conjunto com os cursos de Comunicação do Centro Universitário Metodista– IPA, a campanha vai promover ações que fomentem a discussão sobre a questão da diversidade.
Por meio de um edital da campanha, ONGs, escolas, universidades, museus, instituições, organizações e movimentos sociais em 2021, nas áreas LGBTQIA+ e mulheres poderão concorrer a patrocínios de até R$ 40 mil. As inscrições estão abertas até 5 de março.
Os criadores da campanha explicam que Eu Sou Respeito têm três metas centrais: fazer um desagravo ao fechamento antecipado da exposição “Queermuseu” (alvo de uma campanha difamatória por parte de grupos conservadores); acompanhar os projetos e ações construídos em decorrência do edital, divulgando suas iniciativas; e levar a sociedade a refletir sobre a importância do respeito à diversidade e à liberdade de expressão.
Em paralelo, o MPF aposta que a campanha servirá para estimular, em todo o país, reflexões e ações sobre o respeito à diversidade e o combate a todo tipo de violência ligada ao gênero, à intolerância, ao preconceito e ao discurso de ódio. A ação integra o projeto Respeito e Diversidade, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).
Você confere o edital em https://bit.ly/2L1yS5e