Buscando alternativas para capacitar profissionais e compartilhar conhecimento, o Projeto Mentoria da OABRJ promove encontros entre quem precisa de orientação na carreira e quem tem conteúdo sobre a prática da advocacia. O programa funciona em esquema pro bono e é aberto a advogados de todas as idades, que podem se candidatar tanto a oferecer consultorias quanto a terem um mentor. Em tempos de pandemia, o projeto funciona por meio de videoconferências.
Cartilha da OABRJ orienta advogados sobre como aproveitar melhor o Projeto Mentoria
Se você quer aprender mais sobre a prática da advocacia ou se considera que pode ajudar outros profissionais, o Projeto Mentoria, da OABRJ, é a escolha certa. A iniciativa de capacitação profissional e difusão de conteúdo conta agora com uma cartilha, para ajudar mentores e mentorandos, a aproveitarem melhor as oportunidades oferecidas pelo programa.
Disponível em https://www.oabrj.org.br/sites/default/files/cartilha_mentoria.pdf, a cartilha traz sugestões tanto para a melhor organização das sessões entre mentores e mentorandos, como dicas de conteúdo. Também explica todo o procedimento para se inscrever no projeto.
A cartilha propõe, por exemplo, que logo na primeira reunião, mentor e mentorando contem sua experiência profissional e o que pretendem com os encontros. Sugere que os profissionais que estão em busca de orientação não tenham vergonha de fazer perguntas aos consultores e que tenham o cuidado de tentar agendar as reuniões em horários convenientes para o mentor, já que se trata de um serviço não remunerado.
Antes da reunião, o mentorando deve fazer ruma lista de dúvidas e, a partir delas, discutir com o mentor quantos encontros serão necessários para discutir os temas propostos. A cartilha indica ainda que o profissional orientado pode pedir sugestões de leitura e o compartilhamento de peças para assimilação de estrutura e termos. Com o processo de mentoria fluindo, o mentorando deve se sentir encorajado a propor a seu mentor que escrevem artigos em parceria.