Em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Superior Tribunal Federal (STF) está disponibilizando, três cursos online gratuitos. As aulas podem ser assistidas na plataforma de educação a distância de CNJ, com novas turmas a cada dois meses. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode participar. A iniciativa, batizada como STF Educa, prevê o lançamento de novos cursos.
Para atender a uma demanda da própria sociedade, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça se uniram e criaram o projeto STF Educa. Os cursos online têm conteúdo produzido pelo Supremo e publicado na plataforma do Conselho. Na primeira fornada de aulas, os interessados poderão aprender mais sobre “Introdução ao Direito Constitucional e ao controle de constitucionalidade”, “Atualização gramatical” e “Quando nasce um pai: orientações básicas sobre paternidade responsável”.
Desde 2014, o STF vem consolidando a produção de material didático, com o objetivo de oferecer conhecimento especializado e conteúdo de qualidade tanto ao cidadão comum quanto à comunidade jurídica. Coube a instrutores do tribunal, que trabalham na capacitação de servidores, elaborar o material disponibilizado na rede.
Os cursos têm carga horária diversa e permitem o aprendizado sem tutoria. Os alunos que acessarem todas as aulas, tiverem aproveitamento mínimo de 70% nas atividades e preencherem a avaliação de reação, alunos receberão certificado. As inscrições estão disponíveis aqui.