XX Seminário de Verão – Coimbra 2018

post 22/08/2018 por IPEJA

O Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados (IPEJA), em parceria com a Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC), promove este ano mais uma edição do Seminário de Verão da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

O evento acadêmico há duas décadas contribui para a discussão das questões jurídicas e econômicas relativas à integração dos países da Europa e Mercosul, bem como prestigia o debate das instituições políticas comunitárias.

Em 2018, o evento sob o tema “CIDADANIA NUM MUNDO EM TRANSIÇÃO” será realizado nos dias 02 e 03 de julho e  contará com as palestras dos Ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil: Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello; dos Ministro do Superior Tribunal de Justiça: Benedito Gonçalves, Rogério Schietti, João Otávio de Noronha, Paulo Moura Ribeiro, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis, Mauro Campbell, Paulo de Tarso Sanseverino, Humberto Martins, Jorge Mussi, Marco Aurélio Buzzi,  Marcelo Navarro, Raul Araújo, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Ives Gandra Martins Filho, o Desembargador do Tribunal Regional da Segunda Região Theóphilo Antonio Miguel, entre outros palestrantes brasileiros.

O seminário contará ainda com a presença de renomados juristas portugueses, entre eles o Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Joaquim José Gomes Canotilho, e ainda com as presenças do diretor da FDUC, Rui Manuel de Figueiredo Marcos e do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

Este ano o encerramento do evento está a cargo do Doutor Antônio Silva Henrique de Gaspar, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal.

O Seminário de Verão é sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), que é a instituição de ensino mais tradicional de Portugal e uma das mais antigas da Europa. Fundada em 1290 por D. Diniz, a FDUC, ao longo destes séculos se destacou dentre as demais faculdades de Direito portuguesas, tendo ocupado por décadas o primeiro lugar no ensino das leis.