Na manhã do dia 15 de agosto de 2014, a presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, recebeu visita de cortesia dos professores José Gomes Canotilho, Manuel Porto, e José Manuel Quelhas, todos da Universidade de Coimbra, em Portugal. A comitiva também era integrada por membros do Conselho Acadêmico do Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados (IPEJA) e mais autoridades.
Os docentes estão na cidade para o lançamento do Conselho, que tem como um dos integrantes a desembargadora Leila Mariano. Na ocasião, os visitantes conheceram o Tribunal Pleno e o plenário do Órgão Especial. Os professores receberam, como lembrança, uma medalha institucional do Poder Judiciário fluminense.
São integrantes do conselho acadêmico o professor doutor José Joaquim Gomes Canotilho, o professor doutor Manuel Lopes Porto, o promotor de justiça, professor doutor Marcio Souza Guimarães, o professor doutor José Manuel Quelhas, o professor doutor Sidnei Gonzalez e a desembargadora Leila Mariano.
Também estiveram presentes na visita o presidente do IPEJA, professor Rubens Lopes da Cruz, o desembargador Elton Leme, a advogada Cristiane Frota, diretora administrativa do IPEJA, o desembargador Ricardo Couto, o promotor de Justiça Marcio Guimarães, o diretor da FGV projetos, professor Sidney Gonzales, e as advogadas Mônica Goes Mendes de Almeida e Anna Maria Reis.

Da esq. para dir.: Professor Dr. José Manuel Quelhas, Professor Dr. Manuel Lopes Porto, Professor Dr. José Joaquim Gomes Canotilho, Professor Rubens Lopes da Cruz (Presidente do IPEJA), advogada Anna Maria Reis, desembargadora Leila Mariano (Presidente do TJ-RJ), advogada Cristiane Frota (Diretora Executiva do IPEJA), desembargador do TJ-RJ Elton Leme, promotor de justiça Marcio Guimarães, diretor da FGV Projetos Professor Sidnei Gonzales e o desembargador do TJ-RJ Ricardo Couto.