Em seu primeiro ano de existência, o Portal do Conhecimento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro contabiliza cinco milhões de acessos. A página disponibiliza jurisprudências, súmulas, precedentes, sentenças selecionadas, ações coletivas e muitos outros documentos, que servem como base para decisões judiciais e administrativas e também favorecer a comunicação com a sociedade civil.
Iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Portal do Conhecimento é um sucesso de público e crítica. Em doze meses, teve cinco milhões de acessos. Somente a seção Jurisprudências teve cerca de 4,4 milhões de consultas. Em seguida, o tema mais procurado foi o Informativo de Suspensão de Prazos, com 266 mil buscas, seguido por consultas sobre Legislação, com 152 mil.
Para avaliar a navegabilidade do Portal e a qualidade do conteúdo, o TJRJ promoveu uma pesquisa com usuários, entre novembro e dezembro de 2019. O resultado é altamente positivo: 89% dos usuários responderam que conhecem e utilizam o portal, sendo que 62% o utilizam de forma frequente; 34%, eventualmente; e 4%, raramente. Sem falar que 80% dos entrevistados consideram que as informações são sempre, ou frequentemente, úteis para o desempenho de suas atividades. O índice de satisfação em relação aos conteúdos publicados varia, de acordo com a pesquisa, entre 85% e 90%.
Apesar do bom desempenho, já há novas metas para o Portal do Conhecimento. Em 2020, a proposta é estimular o trabalho colaborativo virtual, que envolva criação, retenção e compartilhamento do conhecimento.
O Portal do Conhecimento está disponível aqui.