Com ajuda de especialistas dos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês e da Fiocruz, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou o Plano de Segurança Sanitária, com orientações para os dois turnos da eleição, que acontecerão nos dias 15 e 29 de novembro. Temendo que os cidadãos deixem de comparecer às urnas por medo da pandemia de coronavírus, o TSE listou medidas importantes a serem tomadas antes, durante e depois do voto. Há ainda um material resumido com as principais ações e que pode ser compartilhado em redes sociais ou impresso e divulgado em lugares públicos.
Com um olho no dever cívico e outro no Covid-19, TSE orienta eleitores a votar sem botar a saúde em risco.
O Tribunal Superior Eleitoral está trabalhando para que a pandemia de coronavírus não atrapalhe o bom andamento das eleições municipais de 2020. Na disputa pelas prefeituras, o pleito ocorrerá nos dias 15 e 29 de novembro, nos municípios em que houver segundo turno. Já a escolha dos vereadores tem data única: 15 de novembro. A movimentação de eleitores, candidatos e mesários precisa seguir protocolos rígidos de segurança sanitária e o TSE listou, no Plano de Segurança Sanitária, tudo que os envolvidos no processo podem fazer para não correr riscos.
Desde que a epidemia estourou no Brasil, o TSE começou a se organizar para a segurança sanitária do pleito. Este ano, pela primeira vez, maiores de 60 têm horário preferencial para votar: das 7h às 10h. Se você está nessa faixa etária, melhor comparecer cedinho e evitar aglomerações. Outra dica importante: caso, nos dias que antecedem a eleição, você estiver com febre ou se tiver sido diagnosticado com Covid-19 os 14 dias anteriores ao pleito, fique em casa.
O uso de máscara é obrigatório e o TSE recomenda que cada eleitor leve sua própria caneta, para evitar o contato com o objeto manipulado por outras pessoas. O tribunal sugere ainda manter pelo menos um metro de distância para os demais eleitores no caminho até a urna e não levar crianças ou acompanhantes.
Todas as seções eleitorais terão dispensers com álcool em gel, que deve ser usado sem parcimônia. Caso você sinta vontade de tossir ou espirrar, use a parte interna do cotovelo ou um lenço. E por mais que vote há décadas no mesmo lugar e conheça os mesários pelo nome, melhor evitar abraços e cumprimentos de mão.
O Plano de Segurança Sanitária está disponível em https://bit.ly/3l3xtaF.
Se você quiser imprimir as dicas do TSE e colar em seu prédio ou escritório, clique aqui.