O Prêmio Innovare completa 20 anos destacando um novo tema: meio ambiente e sustentabilidade. A premiação, criada em 2004, vai reconhecer as práticas que contribuem para o bom funcionamento da Justiça, tornando-a mais rápida, eficiente e acessível para a população, nas categorias Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. As inscrições podem ser feitas até 26 de abril no no site do Prêmio Innovare: https://www.premioinnovare.com.br/o-premio. A única exceção é a categoria CNJ, para a qual a inscrição deverá ser realizada no Portal de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça, no endereço eletrônico https://boaspraticas.cnj.jus.br/portal. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro.
Comissão julgadora terá 35 especialistas. Desde 2004, Innovare já reconheceu 284 iniciativas da Justiça brasileira
O Prêmio Innovare reflete a capacidade da atuação conjunta do poder público e da sociedade e a capacidade de reinvenção do Judiciário diante da necessidade de aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Em 2024, a ênfase na temática meio ambiente e sustentabilidade combina bem com o fato de o Brasil passar a ocupar a presidência do G20 e estar se preparando para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), em novembro de 2025.
A premiação de boas práticas ligadas à sustentabilidade mostra ainda a preocupação do Instituto Innovare princípios básicos previstos na Constituição Federal, em especial no que se refere a uma democracia que mantenha o meio ambiente ecologicamente equilibrado e o desenvolvimento econômico autossustentável.
A comissão julgadora do prêmio é formada por 35 especialistas, entre membros da magistratura, advogados e outros operadores do direito. Representando o STJ, integram a comissão a presidente do tribunal e os ministros Francisco Falcão, João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze e Rogerio Schietti Cruz, além do ministro aposentado Cesar Asfor Rocha.
Em 2024 o Innovare comemora 20 anos de existência e prepara a sua 21ª premiação. Desde 2004, quando foi realizada a primeira edição, o Prêmio Innovare já destacou, por meio de prêmios e homenagens, 284 iniciativas, promovendo e estimulando a replicação das boas práticas da justiça brasileira em todo o país.